HISTÓRIA DO DEAPES

      O DEAPES foi criado em 5 de agosto de 1993, sendo uma plataforma de campanha eleitoral do SINDAGUA e como presidente vitorioso houve um empenho muito grande de Fernando Antônio Ferreira para sua concretização.
Com a presença de 20 aposentados foi eleita à primeira diretoria provisória:

  • Ligia Siebler Garcia
  • B. José Gomes Ferreira
  • C. Geraldo Ribeiro

O primeiro Plano de Saúde dos aposentados foi um convênio com a AMPEME em março de 1994, com apoio do presidente do SINDAGUA Fernando Antônio Ferreira.

 

      Uma das primeiras vitórias dos aposentados foi à participação do Plano de Saúde Alto Risco da COPASA, após intensa mobilização foi conseguida a modificação estatutária permitindo a adesão dos aposentados.

      A participação no Plano de Saúde Baixo Risco da COPASA se deu em 1997 pela famosa CP- 002/97 pelo então presidente da mesma Dr. Rui Laje.
Mas não estava nada formalizado, e depois de intenso trabalho da Ligia e o Geraldo, é que foi normatizada a participação do aposentado no Baixo Risco.

      No inicio o DEAPES era apenas corporativo, com o tempo e com seu crescimento, extrapolou a sua atuação, participando em vários fóruns: 

  • CUT MUNICIPAL
  • SECRETÁRIA DOS IDOSOS DA PBH
  • SAÚDE E SEGURANÇA DO TRBALHO DO SINDÁGUA
  • POSSUINDO REPRESENTANTES NA ANAPAR, COPASS SAÚDE, FAP,
    ACOPREVI, LIBERTAS E NO PPA.

      No Início o DEAPES era totalmente dependente dos recursos do SINDÁGUA.
Hoje está totalmente independente financeiramente do SINDÁGUA.
Todas as despesas do DEAPES são custeadas pelo próprio DEAPES: telefones, computadores, condução, alimentação e outros como material de expediente, jornais e boletins.

      No artigo 7º parágrafo 2º do Estatuto do SINDAGUA diz: “O sindicalizado que se aposentar será mantido no quadro social do SINDÁGUA, passando a ser regido por um Regimento Próprio do DEAPES”.

      O DEAPES tem participado em todas as manifestações realizadas em Brasília, como:

- contra o malfadado Fator Previdenciário
- reajustes salariais na mesma proporção do salário mínimo
- e outros.

Diretoria Atual 2015/2018

 

 
     
Sindágua MG - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais